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Guilherme Favaron

O que é SEO e como fazer o Google trabalhar para mim?

Atualizado: 8 de jul.

SEO significa Search Engine Optimization, que em tradução direta significa "Otimizado para Mecanismos de Busca". Ou seja, SEO é algo que se aplica a seu site (loja, blog, ecommerce, consultoria, infoproduto, ou qualquer outro). SEO é "otimizar" seu site para que os mecanismos de busca o reconheçam como um site que mereça estar na primeira página de busca.


SEO é "otimizar" seu site para que os mecanismos de busca o reconheçam como um site que mereça estar na primeira página de busca.

Você já sabe que quando você faz busca no Google, Bing ou Yahoo! por exemplo, os resultados aparecem para você em ordem de relevância, ou seja, quanto mais alto na página, mais relevante aquele resultado é para a sua busca. Isso porque, quando você faz uma busca, o seu histórico de navegação é levado em consideração.


Além disso, você sabe que, caso você faça a busca no Google e uma outra pessoa também faça exatamente a mesma busca, não necessariamente os resultados vão aparecer os mesmos para vocês dois.


Tá, mas e ai? O que significa isso então? Como otimizar meu site para que ele apareça nos primeiros resultados de busca?


Já já respondo essa pergunta. Antes disso preciso te falar mais uma coisa:


Antigamente, os principais mecanismos de busca identificavam os sites mais ranqueados em função de palavras chaves, links que outros sites faziam para ele, imagens, etc. Isso continua sendo importante, mas hoje em dia, algo começou a ser considerado e a pesar mais forte: a experiência do usuário.


Ou seja, os resultados que aparecem para você são diferentes dos resultados que aparecem para outras pessoas fazendo a mesma busca.

Os sites melhores ranqueados nos mecanismos de busca são aqueles que os visitantes saem mais satisfeitos. Ou seja, a quantidade de cliques naquela página, o quanto de rolagem é feito, o tempo do usuário na página, se ele efetua a compra ou baixa algo… e muito mais, por exemplo, se o usuário encerra a busca, se ele faz outras buscas.... Tudo isso também é considerado na análise do seu site.


Por isso, ranquear bem nos mecanismos de busca está cada vez mais difícil e competitivo, porém, privilegia os que realmente entendem "daquele" assunto sendo procurado. É fundamental você focar no valor que gera para seus visitantes e entregar este valor da melhor forma possível.


Lembre-se: os atalhos não funcionam no mundo digital e o "exagero" é fortemente punido. Por exemplo, antecipar ou atrasar a passagem de um potencial cliente dentre os estágios de um funil, assim como fornecer pouca ou muitas informações... tudo isso pode pesar contra você.


Não caia em armadilhas para comprar seguidores para Facebook e Instagram. Não caia em armadilhas de criação de sites "laranjas" que referenciam seu site principal para enganar o Google para que seu site principal ranqueie bem. Em ambos os casos, você será penalizado pelas redes sociais e mecanismos de busca, levando sua mensagem para menos pessoas ou ranqueando nas últimas páginas.


Se precisar de ajuda para entender como você pode ranquear melhor nos mecanismos de buscas, procure especialistas... não pense que você entende só porque você lida bem com redes sociais ou sabe escrever bons emails.

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