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Guilherme Favaron

6 ideias de marketing para crescer no mundo B2B

Atualizado: 24 de out. de 2023

As ferramentas e estratégias para marketing B2C (empresas que vendem para pessoas) e B2B (empresas que vendem para outras empresas) são conceitualmente as mesmas, mas precisam ser usadas de forma diferente para estes dois tipos de negócios para serem efetivas.


Veja abaixo 6 ideias de como trabalhar o seu marketing B2B.


  • Negócios B2B tem uma grande flexibilidade para incremento de ticket médio. Upselling, Crosselling, por exemplo, são práticas muito comuns. Você já sabe disso. Mas então, porque você não direciona ações de marketing específicas para seus atuais clientes? Há muitas ferramentas para isso.


  • Considerando que você já conhece seu cliente muito bem, conhece as dores dele, não hesite em mostrar que você realmente sabe do que está falando. Mostre toda sua expertise por meio de conteúdos precisamente construídos para a(s) dor(es) do seu público alvo. Abuse de vídeos, além do conteúdo escrito que você já deve ter, bem qualificado quanto à SEO, certo?


  • Há inúmeras ferramentas que permitem entender o comportamento do seu público alvo no seu site. Seu site não precisa ter tudo o que você faz, nem precisa ser o melhor site dentre seus concorrentes... porém, seu site precisa ser o lugar que seu cliente encontra o que ele está buscando. Repense seu site a partir da dor do cliente, e não a partir do que você tem para mostrar. Esse é um trabalho constante que deve ser feito ao menos a cada 6 a 8 meses (ele todo).


  • Trate seus leads com carinho. A esta altura do campeonato, depois de quase 2 anos de pandemia, você já tem uma ferramenta de inbound marketing, já utiliza lead scoring e tem o lead tracking ativo. Agora, utilize isso tudo para entregar valor para o seu cliente antes mesmo de vender pra ele. Tem dúvidas de como fazer? Deixa nos comentários que posso falar mais sobre isso.


  • Marketing é meio, não é fim. Marketing não realiza todas as suas capacidades e potencialidades se não está plenamente alinhado com a estratégia comercial. Este alinhamento é chave para o sucesso das suas ações de marketing. Em negócios B2B este alinhamento é ainda mais necessário. Atente-se pois caso sua empresa não tenha esse alinhamento redondo, você pode estar perdendo dinheiro.


  • Associe sua marca a empresas relevantes. Faça divulgações conjuntas e amplie a distribuição de seus conteúdos. Atraia pelo valor que você gera aos clientes e não pela relevância do seu produto... (deixe isso para uma fase mais adiante do seu funil de marketing).


E ai? Gostou dessas ideias? Teria mais alguma ideia? Compartilhe nos comentários!

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