A maior parte dos brasileiros utilizam o Facebook e Instagram no seu dia a dia. Saiba agora como tirar o melhor proveito dessas plataformas e venda cada vez mais.
Hoje em dia, ter muitos seguidores nas redes sociais é sinônimo de sucesso. Fama, para algumas pessoas, é algo muito importante; para outras, é a oportunidade de vender seus produtos e serviços ou mesmo divulgar produtos de outras pessoas.
Aqui neste texto vou focar em pessoas que querem aumentar o número de seguidores e utilizá-los, via Instagram e Facebook, para ganhar dinheiro.
Em um outro texto eu abordei as ferramentas que as redes sociais oferecem para que você chegue a mais pessoas, em especial, utilizando as ferramentas pagas (postagens, postagens impulsionadas e anúncios).
Neste, vou falar de um passo anterior.
As redes sociais são alimentadas, antes de mais nada, pelas postagens. Para cada uma das postagens, atente-se para as seguintes informações:
01 Post com 1 Imagem: é fundamental que sua imagem seja muito bonita, nítida e facilmente compreensível, sem muitas coisas escritas. Imagens estáticas funcionam na maioria dos casos. Se for uma fotografia, pense no enquadramento, luminosidade, e se todas as pessoas que aparecem na foto aceitam que você as divulgue. Tratar as fotos (editá-las) pode ser algo válido, desde que não polua a imagem com muitas informações adicionais ou aplique filtros em exagero. 02 Post com várias imagens (formato de carrossel): há a possibilidade de postagem de carrossel quando se tem o objetivo de entregar muito conteúdo ou há uma micro narrativa ou storytelling a ser apresentada no post. Nem sempre eles são melhores (nem piores) que os posts com apenas 1 imagem, mas dão muito mais trabalho para serem produzidos. Pondere entre o volume de trabalho que você tem e os resultados das postagens em termos de vendas ou engajamento. 03 Post com vídeos: em linhas gerais, eles engajam mais do que imagens, mesmo no formato de carrossel. Os melhores vídeos (que geram mais engajamentos), são aqueles que trazem um misto de bom humor e informações relevantes, com uma boa dose de espontaneidade. Lembre-se que a qualidade do vídeo depende diretamente da quantidade de luz e do áudio. Considere ter legenda no seu vídeo pois muitas pessoas utilizam o Instagram e Facebook sem o áudio ligado e ao ler a legenda, a pessoa pode se interessar pelo seu vídeo. 04 Texto: o conteúdo do seu post precisa ser algo que desperte o interesse e agregue algo para quem esteja visualizando ou assistindo. Lembre-se: você nunca vai agradar a todos. Nem tente. Foque exclusivamente no seu público alvo. O conteúdo escrito pode ser uma informação nova, uma novidade, um novo produto, uma nova funcionalidade, um novo dado, uma breve história, um caso de sucesso, seus parceiros de negócios, sobre sua empresa, sobre você empreendedor, algo engraçado, uma ideia, um insight. O seu seguidor ou visitante está despendendo o tempo dela contigo, trate-o da melhor forma que puder. A qualidade do texto que você ou sua agência de marketing irá escrever precisa ser gramaticalmente muito correta, clara, utilizando palavras simples, pouco rebuscadas e que seja muito próxima da linguagem falada. Pode-se usar emojis para deixar o texto mais leve, porém, sem exagero.
05 Utilize também hashtags para ajudar as redes sociais a organizar seus posts dentro do conjunto de todos os posts quando alguém fizer uma busca por uma das hashtags que você utilizou. A cada post, pense e avalie cada uma das hashtags, junto com as palavras chaves para escrever o conteúdo. Nem sempre coloque todas as hashtags que lembrar. Utilize apenas as mais relevantes.
06 Chamada para a ação (Call To Action): o que você quer com aquele post? Gerar novas curtidas no seu próprio post? Novas curtidas na sua página ou seu perfil? Levar o seguidor para seu site? Que te chame pelo Whatsapp? Que compre o que está sendo descrito? Faz parte do texto (seção acima) mas cito separadamente aqui pois é fundamental que o texto conduza o leitor para uma ação. Lembre-se que no Facebook você consegue colocar links nos textos mas no Instagram, você necessariamente precisa direcionar pessoas para seu perfil.
07 Tipos de Postagens: há vários recursos oferecidos pelas redes sociais. Feed, Status, Stories, Reels, IGTV… Cito alguns deles mas é possível que rapidamente novos formatos sejam criados ou mesmo alguns desses deixem de existir. Cada um deles tem suas características chaves. Conheça e saiba explorar cada uma delas.
Não adianta você ler um texto que te ensine a utilizar cada um desses recursos. Nada melhor que a prática para aprender. E não tenha medo de explorar todos os recursos, pois caso tenha feito algo que se arrependeu, você poderá apagar.
08 Frequência de postagens: se você pensa em ser um digital influencer, saiba que não é simples como parece. Caso não, ou seja, caso queira vender e ter uma base de clientes e potenciais clientes nas redes sociais para sua loja ou negócio, você precisará de uma frequência de postagem que não precisa ser muito intensa. Você pode postar diariamente ou a cada 2 ou 3 dias, sem problemas. Não necessariamente "quanto mais postar, mais seguidores ou mais engajados". Pondere entre o volume de posts planejados, quantidade de informações disponíveis para serem divulgadas, mão de obra para produzir e divulgar todas as publicações, disponibilidade de pessoas para gravar vídeos, reels, entre outros. Consistência é muito importante. Postar 1 vez em uma semana e 5 vezes na outra semana não é legal. A própria rede social não interpreta positivamente essa mensagem.
09 Posicionamento de digital influencer: se você deseja ser um digital influencer, saiba que isso é equivalente a uma profissão, uma carreira. Vai te demandar muito tempo, dedicação, criatividade e investimento. Vai precisar estudar, ler, se capacitar. Não acredite nos influencers que ficam famosos da noite para o dia pois, assim como a fama vem de repente, ela também se vai. Os reais influenciadores digitais são aqueles que constroem sua reputação à medida que agregam conhecimento ou experiências boas aos seus seguidores. É um trabalho constante e de longo prazo. Exigirá muito investimento de tempo, esforço e dinheiro também.
10 Mescla de posts pessoais e profissionais: utilizar apenas 1 conta de Instagram ou Facebook para postagens não é interessante para o seu negócio, exceto no caso de você querer se transformar em um digital influencer. Tenha uma conta pessoal e outra profissional no Instagram; no Facebook, não é possível criar uma conta profissional. Você cria a Página da sua empresa com sua conta pessoal. Então, crie uma conta de negócios e uma conta de anúncio, separando os perfis.
11 Interação com pessoas: sempre, o mais rápido possível, responda aos comentários das pessoas em suas publicações. Envie mensagens para pessoas oferecendo seus produtos e serviços ou convidando para seguir sua página. Comente publicações interessantes, convidando pessoas para sua página. Converse, interaja, sem medo, irrestritamente. Responda todas as mensagens rapidamente. Porém, apenas passe informações confidenciais ou os detalhes do seu negócio para pessoas que você conhece e confia.
12 Seguir perfis: identifique os seus concorrentes no Instagram e Facebook. Acesse seus seguidores e passe a segui-los. Ao segui-los, eles recebem uma notificação que agora você os segue. Isso vai despertar o interesse deles em acessar o seu perfil e pode ser que eles o sigam de volta. Com o tempo, deixe de seguir pessoas que você apenas segue devido esse tipo de iniciativa. Lembre-se de sempre limpar a lista de perfis que você segue ou que deu o seu like.
13 Configure seu perfil (Instagram) ou página (Facebook): é fundamental que seu perfil ou página contenham informações precisas e claras sobre o seu trabalho, seus produtos ou serviços. Pense nos links que vai disponibilizar para seus visitantes. Coloque uma linda imagem ou vídeo de capa na sua página do Facebook e escolha uma foto de perfil que faça sentido com o seu produto ou serviço.
14 Seu usuário / nome da página: é importante que o seu usuário no Instagram seja um nome simples, sem números ou símbolos e que remete facilmente ao seu produto ou serviço. O mesmo para sua página no Facebook. Pense que você vai precisar ser claro sobre sua empresa ou serviço logo nos primeiros segundos da visita do seu futuro cliente.
15 Utilize links e destaques: você poderá fazer um post no Facebook e então "pin" o post, para que ele sempre apareça no topo da sua página. Você pode também criar uma vídeo para imagem da capa, colocar botão de WhatsApp na sua página do Facebook. No Instagram, você pode criar os destaques, que basicamente são stories que não expiram, e colocar um link no seu perfil. Em função da possibilidade de colocar apenas 1 link no perfil do Instagram, muitas pessoas utilizam o linktree ou o Canvas para gerar um link com sublinks. Lembre-se que é muito importante colocar um link no perfil do Instagram porque não é possível colocar links nas postagens, ao contrário do Facebook que permite postagens com links.
16 Impulsione suas publicações: uma vez que seus posts estão feitos, tanto Facebook como Instagram permitem você impulsioná-los pelo próprio celular. Impulsionar significa fazer com que seus posts cheguem a pessoas que não te conhecem ou nunca ouviram falar de você, por meio de alguns poucos reais. Atualmente o valor mínimo para impulsionar um post é de R$ 6 por dia. Ao clicar em impulsionar, você irá selecionar o público que vai receber esse seu post. Tecnicamente chamamos esse público de "publico de interesse" pois você vai identificar os principais interesses desse público. Por exemplo, se você vende exclusivamente tênis premium esportivos em todo o Brasil, você vai selecionar pessoas interessadas em calçados, interessadas em esportes, que morem no Brasil, que tenham um poder aquisitivo elevado… etc e assim por diante.
17 Sua conta empresarial: lembre-se de converter sua conta do Instagram em uma conta business. Acesse em configurações e converta. Nada muda para seus atuais seguidores. Apenas para você haverá pequena mudança na interface pois novos recursos estarão disponíveis. Caso você queira voltar à conta pessoal futuramente, isso poderá ser feito facilmente.
Bem, essas foram algumas dicas para você fazer seu Instagram e seu Facebook bombarem. Para compartilhar sua experiência ou dúidas, escreva nos comentários.
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